Em 17 de julho de 1957 um RB-47 da Força Aérea dos EUA passou por uma experiência extraordinária agora considerada um dos avistamentos de OVNIs visuais/radares clássicos.
Equipado com equipamento de inteligência eletrônica (ELINT) a aeronave deixou a Base Aérea de Forbes, Topeka, Kansas em uma missão multiuso que incluiu exercícios de artilharia, navegação e contramedidas eletrônicas (ECM). Três de sua tripulação de seis homens eram oficiais de bem-estar eletrônico que operavam o equipamento ECM.
Nas primeiras horas da manhã as duas primeiras partes de sua missão concluídas, o RB-47 estava retornando sobre a costa do Golfo perto de Gulfport, Mississippi, quando Frank B McClure que estava tripulando a segunda estação ELINT (de três a bordo da aeronave), notou um sinal na frequência de 3000 megahertz (MHz) às cinco horas em relação à posição do avião. McClure inicialmente assumiu que o sinal estava vindo de um radar terrestre mas então se moveu para cima, cruzou a trajetória de voo do RB-47 e desceu para o outro lado. A estação ELINT #1 não estava funcionando na frequência no momento e a estação #3 foi incapaz de operar nessa frequência a qualquer momento. Embora intrigado, McClure não disse nada, supondo que deveria haver alguma explicação.
Perto de Meridian, Mississippi o avião virou para o oeste viajando a 34.500 pés e 500 mph. Logo depois às 4h10 sobre o centro-leste da Louisiana o major Lewis D Chase, o piloto, viu uma intensa luz azul às onze horas. Ele chamou a atenção de seu co-piloto, 1º Tenente James H McCoid, e os dois observaram a luz se movendo rapidamente em direção a eles. Então imediatamente notificou a tripulação que uma ação evasiva teria que ser tomada mas antes que isso acontecesse o objeto instantaneamente mudou de direção e passou na frente deles desaparecendo às duas horas.
Lembrando-se do sinal estranho que havia recebido alguns minutos antes, McClure configurou seu equipamento para escanear a faixa de 3.000 MHz e descobriu que estava recebendo um sinal forte da posição de duas horas do avião. Uma verificação do monitor nº 2 em estações de radar terrestre conhecidas indicou que estava funcionando perfeitamente e o sinal também apareceu no monitor nº 1, dirigido por John J Provenzano. A possibilidade de que uma estação de radar terrestre desconhecida fosse responsável pelo sinal foi eliminada quando o sinal se moveu gradualmente para cima - não para baixo, como deveria ter se sua fonte estivesse no solo - mesmo que o RB-47 continuasse em seu caminho para o oeste em 500 km/h.
Agora, o avião e sua tripulação estavam no leste do Texas dentro da área de cobertura de radar de uma unidade de radar da Força Aérea (codinome "Utah") em Duncanville. Os ocupantes da aeronave estavam ficando cada vez mais inquietos com seu enigmático companheiro. Às 4:39 o piloto viu uma luz "enorme" 5.000 pés abaixo dele às duas horas. Embora não pudesse provar ele tinha uma forte sensação de que a luz estava em cima de um objeto maior. Um minuto depois, McClure na ELINT #2 relatou dois sinais a 40 e 70 graus. O primeiro OVNI estava no último local, e agora Chase e McCoid avistaram outro objeto no antigo local. O segundo OVNI foi visível apenas brevemente.
Chase notificou Utah e pediu toda a assistência possível enquanto deixava sua rota de voo e se dirigia para um dos OVNIs. Eram agora 4:42, e o ELINT #2 tinha um sinal na direção de 20 graus. Quando Chase acelerou a 550 mph, o OVNI se afastou. Segundos depois, McClure teve dois sinais novamente a 40 e 70 graus e um minuto e meio depois apenas um, a 50 graus. Utah pediu a Chase para dizer onde o OVNI estava e quando ele relatou sua localização (10 milhas a noroeste de Fort Worth), Utah o captou imediatamente em seus escopos de radar. Às 4:50, o OVNI pareceu parar de repente, e o RB-47 passou voando por ele. Neste momento ele desapareceu dos escopos e o ELINT #2 perdeu o sinal.
Mais tarde quando entrevistado pelo físico James E Mcdonald da Universidade do Arizona Chase (na paráfrase de McDonald's) lembrou que havia simultaneidade entre o momento em que ele começou a sentir que estava se aproximando da velocidade do RB-47 e o momento em que Utah indicou que seu alvo havia parado em seus escopos. Ele disse que desviou um pouco para evitar colidir com o objeto, sem ter certeza de qual era sua altitude em relação ao RB-47 e então descobriu que estava passando por cima dele enquanto se aproximava. No instante em que piscou visualmente e desapareceu simultaneamente do monitor nº 2 e dos escopos de radar no local em Utah estava em um ângulo de depressão em relação à sua posição de algo como 45 graus.
Chase começou uma curva sobre a área de Mineral Wells, Texas para voltar à sua trajetória de voo original, que o levaria para o norte na direção da Base Aérea de Forbes. De repente, a luz reapareceu atrás deles e, no instante em que isso aconteceu, Utah e ELINT #2 estavam documentando sua presença. O RB-47 novamente se moveu em direção ao OVNI chegando a cinco milhas náuticas dele antes de cair para 15.000 pés, piscou e novamente desapareceu visual e eletronicamente.
Às 4h55, preocupado com a situação do combustível, Chase notificou Utah que precisava voltar para a Forbes. Dois minutos depois, na direção de 300 graus, McClure captou um sinal, e às 4:58 Chase observou o OVNI a 20 milhas a noroeste de Fort Worth. O OVNI seguiu a aeronave o tempo todo emitindo sinais captados pelo ELINT #2 até que o objeto e o sinal desaparecessem sobre a cidade de Oklahoma às 5:40. O OVNI e o RB-47 fizeram companhia por 800 milhas.
Consequências
Tanto o Projeto Blue Book quanto a Inteligência do Comando de Defesa Aérea investigaram o incidente logo após sua ocorrência, embora nenhum relato dele tenha aparecido impresso até a publicação 12 anos depois da Investigação Científica de Objetos Voadores Não Identificados, informalmente e mais conhecido como relatório Condon. (O físico Edward U Condon chefiou o Projeto UFO da Universidade do Colorado, patrocinado pela Força Aérea (o "Comitê Condon") entre 1966 e 1969.) O investigador do comitê Gordon David Thayer, físico e especialista em radar declarou o caso inexplicável e mais tarde caracterizou o oficial Explicação do Livro Azul (que o "OVNI" era um avião comercial) como "literalmente ridículo".
Posteriormente McDonald entrevistou todos os seis membros da tripulação, descobriu registros oficiais indisponíveis para o Comitê Condon e corrigiu alguns erros na versão de Thayer (principalmente a data, que Thayer tinha como 20 de setembro). Apesar de uma reinterpretação complicada pelo desmistificador Phillip J. Klass, que especulou que uma série complexa de erros de radar e as aparições fortuitas, consecutivamente, de um meteoro, a estrela Vega e um avião foram responsáveis pelo evento o incidente permanece tão intrigante até hoje. como foi nas primeiras horas da manhã de 17 de julho de 1957.
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